Central de Atendimento: 55 (11) 3723-7660

Grande conhecida por ser uma das principais causadoras de intoxicação alimentar, gastroenterites, infecções do trato urinário, entre outras doenças, a Escherichia coli, ou E.coli é um grande problema para a Saúde Pública em diversos lugares do mundo. Contudo, uma solução barata pode estar a caminho.

Meghan Shea, acabou de inventar um sistema de filtro de água barato e eficaz, promete eliminar 99% da bactéria E.coli.

Segundo a revista FastCoExist, a ideia surgiu há dois anos, quando Shea embarcou numa bolsa científica de verão na Texas Tech University, onde era suposto ter trabalhado com um professor de microbiologia, porém, ele estava ocupado demais e deixou-a  trabalhar sozinha, com a vaga missão de pesquisar sobre a purificação da água.

Shea começou a estudar a acácia-branca, uma árvore tropical muito comum, identificada como fonte purificadora, embora este estudo nunca tenha sido desenvolvido de forma aprofundada.

Assim, ela construiu um filtro através de uma tubulação de PVC com sementes esmagadas, sobreposta com camadas de materiais de filtro de água comuns, como o carvão vegetal ou solo. Este não é o melhor filtro de água, mas se, por acaso, residir numa área onde existem bastantes acácias-brancas, é um tipo de estrutura que consegue construir de forma rápida e barata.

No início deste mês, a Popular Mechanics reconheceu Shea como a inovadora do ano da nova geração. Ela iniciou os estudos em Stanford, e o site Philly.com já noticiou que a pré-cientista já está patenteando o seu filtro.

 

Fonte: GreenSavers